segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prolactina alta X Gravidez...

Agora to confusa, olha o que eu descobri:

O aumento da prolactina pode decorrer de causas fisiológicas ou patológicas:

Fisiológicas:
Gravidez, Estímulos hormonais, stress, Amamentação, Exercícios, Sono, Período neonatal.

O stress é um dos motivadores do aumento do nível de prolactina. Níveis muito altos de prolactina vão reduzir a produção de progesterona, que por sua vez estimula níveis altos de prolactina. Desta forma, os níveis altos de prolactina suprimem a progesterona, e os baixos níveis de progesterona podem, por sua vez, estimular a síntese de prolactina .


Nós podemos fornecer ao nosso corpo toda a progesterona que ele precisa, mas se este ainda estiver a competir com o cortisol e com a prolactina (ou seja se não soubermos gerir o stress de forma mais eficaz), assim vamos estar a utilizar o nosso sistema de reserva de energia. A progesterona pode propiciar um antídoto parcial aos níveis altos de cortisol e de prolactina. 


Outros factores que podem aumentar os níveis de prolactina incluem o hipotireoidismo, herpes zoster, estrogénio, contraceptivos orais, além de alguns medicamentos, tais como o L-dopa, reserpina, as fenotiazinas (remédios antipsicóticos ), os antidepressivos tricíclicos e, em menor escala, o medicamento anti-úlcera metoclopramida Reglan ), além de algumas drogas vendidas sem receita médica, como os bloqueadores de histamina usados no tratamento da azia, como a cimetidina Tagamet ) e a ranitidina Zantac ). Tranquilizantes como Haldol haloperidol ), Primperan metoclopramida).


Achei que na gravidez não subia os níveis de prolactina...  mais é estranho porque eu nem se quer tinha ovulado neste período.... vamos ver esta semana, até sexta-feira se não descer eu espero mais uma semana  e segunda - feira, sem ser nesta, na outra eu faço o beta novamente....


Hoje estou sentindo uma dor de cabeça chata, meio que uma pressão e uma sensação grog meio esquisita....

Nenhum comentário: