quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O QUE PODE DIFICULTAR A GRAVIDEZ - MITOS E VERDADES

infertilidade
Ainda que o envelhecimento dos óvulos seja o principal fator a comprometer a fertilidade,
há outros que podem atrapalhar o desejo de ser mãe - algumas vezes até antes dos 30
Foto: Danilo Tanaka 

Tomar pílula por muitos anos

MITO.  O medicamento só interfere na fertilidade enquanto está sendo ingerido. “O que pode acontecer, sim, é a mulher demorar um pouco para voltar a ovular, algo entre três e seis meses, depois de suspender o uso. Passado esse período, tudo volta ao normal”, explica Rosa Neme, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Esse efeito retardatário pode acontecer também com os anticoncepcionais injetáveis — tanto os mensais quanto os trimestrais.

Estresse

VERDADE. “O desequilíbrio causado por ele altera a produção hormonal que, por sua vez, intervém no processo ovulatório”, diz Rosa Neme. Trabalhos mostram que casais em tratamento de fertilização in vitro cujos níveis de estresse são altos, tiveram mais dificuldade para conseguir engravidar. A conclusão é que uma vida calma aumenta as chances de o barrigão aparecer. 

Ter menstruado muito cedo

MITO. A data da primeira menstruação, seja ela tardia ou precoce, não influencia na probabilidade de ficar grávida. 

Ter ciclos irregulares

VERDADE. “Isso, normalmente, é consequência de alterações hormonais que, muitas vezes, levam à não ovulação”, diz Marcello Valle, médico especializado em reprodução humana da Clínica Origem (RJ). A irregularidade dos ciclos é responsável por até 30% dos casos de insucesso. Uma das principais causas do aborrecimento é a síndrome dos ovários policísticos que, como diz o nome, é causada por uma série de cistos bem pequenos.

Idade avançada

VERDADE. A reserva ovariana começa a diminuir com a idade. “Esse declínio se inicia a partir dos 28 anos, mas se intensifica aos 35”, enfatiza Silvana Chedid Grieco, especialista em reprodução humana pelo Center For Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas, na Bélgica.

Endometriose

VERDADE. Essa doença representa quase metade dos casos complicados. A endometriose acontece quando células da camada interna do útero que deveriam ser descartadas pela menstruação acabam voltando para a cavidade abdominal e aderindo aos órgãos. Apesar de estarem fora do útero, elas continuam respondendo a estímulos hormonais do ciclo. “Não se sabe exatamente qual o mecanismo pelo qual a endometriose gera infertilidade, mas constatou-se que mulheres com o distúrbio apresentam maior inflamação dentro da barriga, o que pode gerar uma alteração dastubas uterinas e dos demais órgãos pélvicos”, conta Rosa Neme. 

Beber e fumar

VERDADE. O tabagismo é responsável pela diminuição da reserva folicular, o que dificulta oinício da gestação. Já o etilismo causa alterações das enzimas hepáticas e, com isso, altera ometabolismo dos hormônios envolvidos no processo ovulatório. 

Obesidade

VERDADE. A gordura não atrapalha apenas a silhueta. As células gordurosas produzemhormônios que interferem no ciclo, dificultando a ovulação. Uma equipe de pesquisadores do Brigham and Women´s Hospital e da Harvard Medical School, ambos nos Estados Unidos, constatou que mulheres com sobrepeso apresentam uma redução significativa do hormônio estradiol, o que indica uma dificuldade no amadurecimento dos folículos.

:)

Nenhum comentário: