quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como se calcula o período fértil no caso de ciclos irregulares?



Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Também é possível calcular o período fértil!

Então, é assim:

1. Em primeiro lugar considere o tamanho dos seus ciclos nos últimos 6 a 12 meses. Relembramos que para identificar o tamanho do seu ciclo deve proceder assim: por exemplo, se a sua menstruação vem ao 27º dia, isso quer dizer que o seu ciclo tem 26 dias de duração (o dia em que chega a menstruação é o primeiro dia do ciclo seguinte). Se a sua menstruação vem ao 35º dia, então isso quer dizer que o seu ciclo tem 34 dias. 

2. Depois identifique o ciclo maior e ciclo menor desse período.

3. Subtraia 17 ao ciclo menor: esse será o resultado A (veja em baixo o exemplo).

 Subtraia 12 ao ciclo maior: esse será o resultado B (veja em baixo o exemplo)

5. O seu período fértil é entre os dias A e B do ciclo (veja em baixo o exemplo).

6. Treine em dias alternados durante todo esse período (sugiro a leitura de Ter relações sexuais dia sim dia não para conseguir engravidar). 

Desta forma cobre um período alargado, antes e depois do dia da ovulação. Opta-se por treinar durante todo este período para assegurar que há sempre espermatozoides à espera do óvulo durante esses dias.

Assim, por exemplo:

Se o seu ciclo menor, nos últimos 6 meses, foi de 26 dias e se o seu ciclo maior foi de 32 você deve fazer os seguintes cálculos:

26-17=9 (9º dia de ciclo)

32-12=20 (20º dia de ciclo)


Isso quer dizer que, face à irregularidade do ciclo, deve considerar que está no seu período fértil entre o 9º e 20º dias de ciclo. E por isso, deve treinar no 9º, 11º, 13º, 15, 17º, 19º e 21º dias (damos sempre mais um dia para assegurar que há espermatozoides à
espera do óvulo)

Legal, não? 

Vou utilizar este método.
Peguei esta dica no ficar grávida.com

bjus

Nenhum comentário: