sexta-feira, 11 de abril de 2014

Histerossalpingografia (Que palavrão é este??)




Boa tarde meninas!!!

Fui na consulta com o Dr.  Bruno e recebi as lições de casa, como eu havia dito.  Teste de curva glicêmica (Que eu já fiz) e histerossalpingografia e vacina de hepatite "b" pra mim e pro maridão é espermograma e vacina de hepatite "b".

Gente, sinceramente eu já tinha ouvido falar deste exame e estava ansiosa para o médico me passar ele,  pois ajuda a engravidar.
Funciona da seguinte forma: é injetado um iodo na abertura do colo do útero da mulher e este iodo percorre todo o útero e as tronpas para que o médico possa avaliar se há alguma anomalia ou obstrução do sistema reprodutor.
A questão é que este iodo que é injetado limpa o caminho de pequenas obstruções. 
Essas obstruções são mais comuns do que pensamos, olha só as causas mais comuns:

Endometriose
Laqueadura
Infecções pélvicas
Cicatrizes pós cirurgia

Gente,  justo eu que sou a rainha das infeções?  

Resumindo: Se o problema for só uma leve obstrução,  será resolvido. 
Mesmo porque até agora as investigações não apontaram um motivo definitivo do porquê da minha demora para engravidar...

Fora os ovários policísticos que só dificultam e não impedem a gravidez, não foi constatado nenhum outro problema.

Após todos esses exames e procedimentos passaremos então para a forma de tratamento optado pelo médico em conjunto conosco, na minha mente eu desejo o coito programado e indutores de ovulação.

A única coisa que me mete medo é a tão comentada dor da Histerossalpingografia, pois ouvi falar muito da dor e do sangramento, mais as notícias são muito mais animadoras do que ruins.. Tenho uma amiga do serviço que estava com a trompa esquerda obstruída e fez este exame, após 4 meses ela engravidou!!!! \0/
Eu havia marcado para o dia 09 passado, mais me ligaram do hospital dizendo que marcaram errado, pois assim que a monstra vir eu devo ligar e marcar, pois tem que ser entre o 8° ao 11° dia do ciclo, para não correr o risco de estar grávida...

Assim que eu fizer eu conto tudo, detalhe por detalhe para vocês...

Segue abaixo um explicativo que me ajudou a entender melhor este tão temido exame. Espero que também ajude á vocês!!!


A histerossalpingografia é um exame ginecológico de raio-x do útero e trompas de Falópio frequentemente utilizado para avaliar as causas de infertilidade de um casal.
O principal objetivo da histerossalpingografia é avaliar a morfologia das tubas uterinas, verificar se estão desobstruídas ou se estão dilatadas ou obstruídas. Pode também dar informações sobre a anatomia do útero, presença de mal-formações uterinas, pólipos, miomas ou sinequias uterinas.

Como é feita a histerossalpingografia

A histerossalpingografia é feita com a mulher em posição ginecológica, semelhante à coleta do exame de Papanicolau.
Para o exame, injeta-se um líquido chamado contraste através do orifício do colo uterino e realizam-se várias radiografias em sequência com o intuito de se observar o percurso que esse líquido faz por dentro do útero, em direção às tubas uterinas, como mostra a imagem.
As imagens obtidas permitem observar a morfologia dos órgãos reprodutores femininos e avaliar possíveis causas para a infertilidade da mulher. A partir do resultado, o médico pode programar o tipo de tratamento ou procedimento de reprodução assistida que poderá ser aplicado.
A histerossalpingografia é normalmente realizada na secção de radiologia e demora aproximadamente 15 minutos.

Histerossalpingografia dói?

A histerossalpingografia normalmente não causa dor à mulher e os seus efeitos secundários como câimbras, hemorragia vaginal ou cólicas são raros.
Durante a realização do exame, a mulher pode sentir algum desconforto e o médico pode recomendar que a paciente utilize alguma medicação analgésica ou anti-inflamatória antes e depois do exame.

Preço da histerossalpingografia

O preço da histerossalpingografia varia de 250 a 700 reais.

Histerossalpingografia e gravidez

A histerossalpingografia, embora seja um exame de diagnóstico para estudo de causas de infertilidade, a verdade é que muitas vezes ajuda a engravidar já que o líquido de contraste utilizado durante o exame pode desentupir as tubas obstruídas facilitando a fecundação.

Um comentário:

Gabi Mesquita disse...

OI amiga eu já fiz a Histero....estava muito ansiosa no dia do exame, mas foi tranquilo, senti uma dorzinha, mas nada insuportável!!! Eu levei um absorvente e tomei 40 gotas de Buscopan 30 minutos antes do exame.

Um beijão

http://futuramommy.blogspot.com.br/